AGERP, AGEMLESTE e Embrapa iniciam articulação para o fortalecimento da agricultura familiar em Matões

Blog Lucas Moura
0


Com o objetivo de estruturar ações integradas voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar no município de Matões, uma reunião técnica foi realizada na última quarta-feira (06), no povoado Santa Luzia com a participação de representantes da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (AGERP), da Agência Executiva Metropolitana do Leste Maranhense (AGEMLESTE) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A atividade teve como foco o levantamento de demandas locais, a escuta qualificada de agricultores familiares da região e a construção de diretrizes conjuntas para implementação de políticas públicas baseadas em inovação tecnológica, extensão rural e desenvolvimento territorial sustentável.

A AGERP esteve representada pelo diretor da Regional de Timon, Reginaldo Sibá e do diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), Sandro Montenegro, que participou do encontro em nome da presidente da autarquia, França do Macaquinho. Durante sua fala, Sandro destacou o papel estratégico da assistência técnica na qualificação dos processos produtivos e reforçou o compromisso da AGERP com o apoio técnico continuado às comunidades rurais.


A AGEMLESTE, por meio de seu diretor-executivo Gabriel Tenório, coordenou a articulação institucional do encontro, representando também o Governo do Estado do Maranhão. Em sua intervenção, Gabriel enfatizou a relevância do planejamento regional integrado e da cooperação entre os entes governamentais e as instituições de pesquisa para a valorização da produção agrícola de base familiar.


A Embrapa Maranhão, representada pelo chefe-geral Marco Bomfim, anunciou que realizará nos próximos dias uma visita técnica ao município com o objetivo de mapear os principais sistemas produtivos e identificar oportunidades de inserção de tecnologias adaptadas às realidades locais, em articulação com a AGERP e a AGEMLESTE.


Participaram ainda do encontro técnicos da AGERP, agricultores e agricultoras familiares da região, o vereador Bilú, que cedeu sua residência para sediar a reunião, e a nutricionista Silvaneide Martins, que apresentou proposta de implantação de uma horta comunitária voltada à segurança alimentar e geração de renda para mulheres agricultoras.


A iniciativa marca o início de uma agenda de cooperação interinstitucional em Matões, com foco no fortalecimento da agricultura familiar, ampliação do acesso às políticas públicas e promoção de práticas sustentáveis alinhadas às vocações produtivas locais.

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Aceito!) #days=(20)

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais
Ok, Go it!