Timon aplicou quase dez mil doses de vacinas contra a Covid-19 em Teresinenses

Um total de 9.592 doses de vacinas contra o novo coronavírus (Covid-19) aplicadas na cidade de Timon, no Maranhão, foram administradas em pessoas residentes em Teresina, é o que revela a nota técnica elaborada pelo Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com base nos registros do Sistema de Informações do Plano Nacional de Imunização (SI-PNI) até o último dia 16 de junho.

Até a tarde de quarta-feira (23), Timon havia aplicado um total de 61.423 doses da vacina contra a Covid-19 de acordo com informações disponibilizadas Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SESMA), ou seja, mais de 15,6% do quantitativo de doses foi destinado para não o público não residente na cidade maranhense, com cronograma avançado e que, nesta quinta-feira (24), iniciou a imunização de pessoas com 40 anos de idade ou mais, sem comorbidades. 

“As cidades que anteciparam seus calendários ou que propiciam melhores serviços podem estar sendo 'invadidas' por pessoas de municípios próximos, ou mesmo localizadas a centenas de quilômetros, o que impede o cumprimento de metas de cobertura e pode ocasionar a interrupção do serviço”, avalia Christovam Barcellos, sanitarista e pesquisador do Icict/Fiocruz envolvido no desenvolvimento do estudo

Por outro lado, a pesquisa também mostra que ao menos 4.171 doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas em Teresina no mesmo período foram destinadas a timonenses. Essa situação, segundo a nota técnica da Icict/Fiocruz, se repete em várias outras regiões e cidades do país e resultou na aplicação de mais de 11,3 milhões de doses de imunizantes em moradores fora do município para onde a mesma foi destinada.

“Sem uma coordenação nacional, que integre efetivamente as políticas de vacinação de estados e municípios, sob a liderança do Ministério da Saúde, continuaremos a ver fortes discrepâncias no esforço de vacinação, com enorme variação entre o percentual de vacinados de cidade para cidade, mesmo dentro de um único estado”, analisa Diego Xavier, o epidemiologista do Icict/Fiocruz. 

Os dados nacionais ainda mostram que, em média, as pessoas se deslocaram cerca de 252 km até o local de vacinação. Na prática, a cada seis doses de vacinas aplicadas em todo o Brasil, uma foi em pessoas que saíram do município onde moram para serem imunizadas.

Com informações: Portal O Dia

 

Postar um comentário

0 Comentários