Timon: Conselheiros municipais de Saúde são empossados para o biênio 2023-2025


A nova composição do Conselho Municipal de Saúde de Timon para o biênio 2023-2025 foi empossada nesta quarta-feira (22), em solenidade na Fundação Cidadania. Ao todo, foram empossados 20 membros titulares e 20 suplentes.


O Conselho Municipal de Saúde tem como função atuar na formulação de estratégias e no controle da execução das políticas públicas de saúde. Representando a prefeita Dinair Veloso, o vice-prefeito João Rodolfo participou da posse e destacou a importância do órgão colegiado.


“Desejo que façam um excelente trabalho e que a gente continue cada vez mais melhorando o Sistema Único de Saúde e que essa assistência chegue a quem mais precisa, quem mais necessita”, ressaltou o vice-prefeito.

A posse dos conselheiros é realizada após a 14ª Conferência Municipal de Saúde que, neste ano, teve como tema central “Garantir Direitos, Defender o SUS, a Vida e a Democracia: Amanhã Vai Ser Outro Dia”.


O secretário municipal de Saúde, Márcio Sá, ressaltou que o Conselho Municipal de Saúde é muito atuante e fundamental para que as políticas públicas de saúde possam ser implementadas de fato.


“Um dia importante, de dar posse aos novos conselheiros. É preciso fortalecer o controle social. O papel do conselheiro é acompanhar as políticas públicas. Existem as comissões, eles fazem as visitas nas Unidades Básicas de Saúde, Hospital, SAMU, Hospital Alarico Pacheco, UPA, prestadores de serviço. Ou seja, o conselheiro de saúde acompanha os investimentos na saúde, se a pessoas estão sendo atendidas”, explica Márcio Sá.

Foram empossados representantes do segmentos Gestor e Prestador de Serviço; Trabalhadores do SUS da saúde municipal e Entidades e usuários do SUS municipal.


Rosenilda Miranda, conselheira municipal empossada, já foi presidente do órgão em outras composições, e explica que o SUS é construído sobretudo pela sociedade civil organizada.


“O Conselho existe para efetividade da construção do Sistema Único de Saúde. O SUS é uma política em construção e estamos juntos com a população, o com a sociedade a necessidade de colocar Timon junto à política pública em todos os seguimentos relativos à saúde”, pondera.


Postar um comentário

0 Comentários