A gestão do prefeito Flávio Furtado, em Duque Bacelar, volta a ser alvo de questionamentos após a divulgação de um novo contrato milionário firmado com uma empresa da cidade de Caxias. A administração municipal já destinou mais de R$ 700 mil à empresa para aquisição de peças de veículos, valor considerado elevado e que levanta suspeitas quanto à real necessidade e à lisura do processo licitatório.
De acordo com informações, esse contrato se soma a outros já firmados pelo Executivo bacelarense que vêm chamando a atenção de órgãos de controle e da população, como é o caso da J S Engenharia e Serviços EIRELI, empresa investigada por possíveis vínculos com o próprio prefeito e que já recebeu R$ 10,5 milhões dos cofres públicos desde 2021.
A nova contratação, com uma empresa de fora do município, reforça críticas à falta de valorização de fornecedores locais e amplia as dúvidas sobre possíveis favorecimentos. A ausência de transparência nos critérios utilizados para a contratação e a falta de detalhes sobre o processo licitatório geram questionamentos legítimos sobre a condução da política de compras públicas no município.
O caso está sendo acompanhado por lideranças políticas e populares, e há expectativa de que o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão possam instaurar procedimentos para apurar possíveis irregularidades.
A assessoria da Prefeitura de Duque Bacelar ainda não se manifestou oficialmente sobre o contrato com a empresa de Caxias. A população, por sua vez, cobra explicações e maior responsabilidade com os recursos públicos.