Mais de mil pessoas compareceram à primeira edição do "Diálogos pelo Maranhão", realizado nesta sexta-feira (8), em Caxias. O evento marcou oficialmente o início da pré-campanha de Felipe Camarão (PT) ao governo do Maranhão e reuniu lideranças locais, regionais e estaduais, deputados e representantes de movimentos sociais.
O evento destacou a inclusão social, com especial atenção às pessoas com deficiência, fortalecendo a mensagem de um governo acessível e aberto a todos. Camarão esteve acompanhado de importantes figuras políticas, como o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) e parlamentares estaduais, além de representantes da região dos Cocais.
Felipe Camarão, em seu discurso, reforçou seu compromisso com a escuta e a participação popular. O pré-candidato anunciou que a construção do governo será feita com base nas demandas do povo, incluindo grupos historicamente marginalizados, como as pessoas com deficiência, a população LGBTQIA+, a juventude e os movimentos sociais.
Entre as principais declarações de Camarão, ele criticou a falta de valorização da cultura local, afirmando: “Não adianta pagar milhões pro Safadão se os artistas do Maranhão não são valorizados”. Em relação à disputa eleitoral de 2026, ele foi enfático: “Serei candidato com o governador levantando da cadeira ou não”.
O deputado Márcio Jerry, ao destacar a relevância do evento, afirmou: “Este é um momento histórico, que marca o início da campanha vitoriosa de Felipe Camarão ao governo do Maranhão.”
A escolha de Caxias como sede do evento remete ao simbolismo da cidade, onde, em 2013, Flávio Dino iniciou sua trajetória rumo ao Palácio dos Leões. Camarão, assim, recupera o espírito de virada política, propondo um novo ciclo de diálogo e participação popular.
Encerrando a noite, Camarão reiterou seu compromisso com o povo: “É aqui que o novo ciclo se inicia para o Maranhão, com Camarão e Lula”, concluiu, sob aplausos da plateia.
O evento foi um marco na caminhada de Felipe Camarão rumo ao governo do Maranhão, com a proposta de um governo inclusivo, participativo e em sintonia com as reais necessidades da população.