O deputado federal Rubens Jr. (PT-MA) criticou nesta terça-feira (26), a articulação de parte da oposição e do centrão para impedir a aprovação do Projeto de Lei do Imposto de Renda Mais Justo, enviado pelo presidente Lula ao Congresso.
A proposta prevê isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil e estabelece alíquota mínima de 10% para quem recebe acima de R$ 100 mil por mês, corrigindo uma distorção histórica: atualmente, trabalhadores como professores, policiais e servidores públicos pagam 27,5%, enquanto os super-ricos têm uma alíquota média de apenas 2,5%.
Rubens Jr. afirmou que a medida promove justiça social e neutralidade fiscal: “É escandaloso que quem trabalha para servir o país pague 27,5%, enquanto milionários pagam 2,5%. O projeto corrige essa injustiça, mas há quem queira proteger os super-ricos e manter privilégios”, disse.
O deputado destacou ainda que a proposta não atinge a classe média e que apenas os verdadeiros milionários serão impactados. Ele também ressaltou que, quando o projeto for votado, será possível identificar quais parlamentares estão do lado do povo e quais defendem os interesses dos mais ricos.
Rubens Jr. foi presidente da Comissão Especial que debateu a reforma do imposto de renda e reforçou a necessidade de aprovação do projeto.