O Projeto CitiNova é uma iniciativa do governo brasileiro, com financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), que visa promover o planejamento urbano sustentável em cidades brasileiras através do desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras e metodologias de planejamento integrado. O projeto atua em componentes como o planejamento urbano integrado, o investimento em projetos-piloto com foco em água, resíduos, energia e mudanças climáticas, e a criação de plataformas digitais para disseminar conhecimento e ferramentas para gestores públicos e a sociedade.
Segundo o presidente da Agemleste, Gabriel Tenório, este primeiro contato foi para discutir a posição estratégica da AGEMLESTE como órgão estratégico para execução de ações que deverão beneficiar os maranhenses da região à partir do seu Plano de Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI). Por isso, diálogo e parceria serão de suma importância no plano de atuação da Agência para render bons frutos para região em políticas públicas que realmente façam sentido para população além de sanar seus problemas, afirmou.
A interação dos órgãos acima incluindo a FAPEPI, do Piauí, se dá em razão da questão geográfica, já que a região leste maranhense possui uma integração natural com a capital Teresina -PI, devido a posição geográfica. O Piauí, por sua vez, já conta com a atuação do Projeto CitNova na busca de soluções inovadoras.