O plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão foi palco de um embate que deixou marcas nesta quarta-feira (17). A deputada Claudia Coutinho (PDT) resolveu usar a tribuna para atacar a família Gentil e chegou a exigir do governador Carlos Brandão o afastamento imediato do secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Fábio Gentil.
O discurso, no entanto, não passou de uma repetição ensaiada e sem provas. Tudo indica que Claudia apenas reproduziu falas encomendadas, já que a pedetista apareceu com um discurso pronto, quase uma “colinha de casa”. Não por acaso, a postura levantou a dúvida inevitável: Claudia Coutinho ou marionete?
O fato é que Claudia é esposa do ex-prefeito de Matões, Ferdinando, que tem como projeto político se lançar candidato a prefeito de Caxias. Ou seja, suas acusações soam menos como preocupação ética e mais como ataque direcionado, movido por interesse eleitoral e pelo jogo de poder de seu grupo.
Mas o roteiro ensaiado encontrou resistência imediata. A deputada Daniella (PSB), esposa do ex-prefeito de Caxias e diretamente atingida pelas insinuações, não deixou barato. Assim que soube das falas, foi ao plenário e, cara a cara com Claudia, exigiu respeito. Sem rodeios, Daniella afirmou que a pedetista não tem moral para levantar acusações infundadas e desmontou, ali mesmo, a encenação da colega.



