Deputado Rubens Jr. vota contra a PEC da Blindagem: ,“Não podemos retroceder”

Blog Lucas Moura
0


O deputado federal Rubens Pereira Jr. (PT-MA) se posicionou contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem, também conhecida como PEC das Prerrogativas, que tramita na Câmara dos Deputados. Rubens Jr. Foi um dos deputados maranhenses contrário à PEC. 15 votaram a favor e 3 contra.


Essa proposta tem gerado grande polêmica por restringir a possibilidade de abertura de processos criminais e a decretação de prisões contra parlamentares sem a devida autorização prévia do Congresso Nacional, que deve ser dada por voto secreto.


A PEC foi aprovada, nesta terça-feira (16), na Câmara dos Deputados em dois turnos, com 353 votos favoráveis e 134 contrários no primeiro turno, e 344 a favor e 133 contra no segundo. A proposta segue agora para o Senado, onde ainda precisa passar por duas votações antes de ser promulgada, caso seja aprovada.


Rubens Pereira Jr., em seu voto, seguiu uma linha de defesa da responsabilidade e da transparência no exercício do mandato parlamentar. Embora o governo tenha se posicionado oficialmente contra a PEC, o Partido dos Trabalhadores (PT), do qual Rubens Pereira Jr. faz parte, optou por liberar seus deputados para que eles votassem de acordo com suas convicções pessoais, sem uma orientação partidária centralizada.


O deputado tem sido um defensor da ética e da responsabilidade dentro do Legislativo, e sua posição contra a PEC da Blindagem é vista como uma manifestação de seu compromisso com a transparência e a justiça, princípios que, segundo ele, devem nortear a atuação política.


A PEC da Blindagem é alvo de intensas críticas de opositores, que argumentam que ela enfraquece a luta contra a impunidade no Brasil, tornando mais difícil a responsabilização de parlamentares por atos ilícitos. Por outro lado, seus defensores afirmam que a proposta é necessária para garantir a autonomia dos parlamentares e evitar abusos do sistema judicial contra os representantes do povo.


Essa votação é apenas mais um capítulo na discussão sobre a reforma política no Brasil e a relação entre o poder legislativo e o judiciário. Com a aprovação da PEC na Câmara, o debate agora segue para o Senado, onde deve ser intensificado, dado o impacto que a medida terá na dinâmica política e judicial do país.


Rubens Pereira Jr. se manteve firme em seu compromisso de garantir que os parlamentares continuem sendo responsabilizados por suas ações, sem que isso signifique uma insegurança jurídica ou uma interferência indevida na atuação dos deputados.


Em breve, o país acompanhará a continuidade dessa importante discussão...

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Aceito!) #days=(20)

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais
Ok, Go it!