AGERT se consolida como um dos maiores acertos da gestão Rafael Brito em 2025

Blog Lucas Moura
0


A decisão do prefeito Rafael Brito de fortalecer a Agência Reguladora de Serviços Públicos de Timon (AGERT) e colocar à frente da pasta o técnico Itamar Júnior mostrou-se certeira. Em 2025, a AGERT saiu da inércia e passou a figurar entre os setores mais eficientes e atuantes da atual gestão municipal.


Durante anos, a concessionária Águas de Timon operou praticamente sem fiscalização efetiva no município. Faltava controle, transparência e, sobretudo, uma agência reguladora com autonomia e pulso firme. Esse cenário começou a mudar quando Rafael Brito apostou na reestruturação da AGERT, cumprindo um compromisso assumido ainda na campanha.


Com perfil técnico e experiência na área de regulação do saneamento, Itamar Júnior assumiu a diretoria-geral e conduziu uma verdadeira virada institucional. A AGERT ganhou estrutura, passou a atuar de forma mais rigorosa e assumiu o papel que dela sempre se esperou: defender o interesse público.


Os números falam por si. Em 2025, foram mais de 500 fiscalizações realizadas, milhares de atendimentos pela ouvidoria, redução da tarifa residencial, criação de tarifa especial para famílias em extrema vulnerabilidade, ampliação da tarifa social e diminuição da taxa de religação. Além disso, a atuação mais firme da agência forçou a concessionária a investir na melhoria dos serviços.


O fortalecimento da AGERT não apenas elevou o nível da fiscalização, como também devolveu à população timonense a sensação de que há, de fato, quem fiscalize e cobre resultados. A expectativa agora é que a agência amplie sua atuação para áreas como resíduos sólidos, drenagem urbana e transporte público.


Ao apostar na qualificação técnica e na autonomia institucional da AGERT, Rafael Brito acertou em cheio. A agência virou referência dentro da própria gestão e já é vista como um dos principais legados administrativos do prefeito em 2025.

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Aceito!) #days=(20)

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais
Ok, Go it!