Corda bamba: TSE pode cassar os dois vereadores do Repúblicanos em Timon

Informações obtidas com exclusividade pelo bloglucasmoura.com, diz que o Tribunal Superior Eleitoral - TSE pode definir o futuro dos vereadores do Repúblicanos de Timon, Helber Guimarães e Irmão Francisco, no mês de dezembro.


Se acontecer o que vem acontecendo nos últimos julgamentos do TSE pelo Brasil, inclusive com caso nesta semana no Maranhão, onde três vereadores do PDT na cidade de Jatobá foram cassados, com caso semelhante ao de Timon, os vereadores Helber Guimarães e Irmão Francisco estarão com os mandatos ameaçados.


Em 29 de novembro de 2021, o Tribuna Regional Eleitoral do Maranhão - TRE-MA votou pela manutenção dos mandatos de Helber Guimarães e Irmão Francisco, por 6 votos a favor e 1 contra, mas a Procuradoria Eleitoral reccoreu ao Tribunal Superior Eleitoral - TSE em Brasília, pedindo a cassação de Helber Guimarães e Irmão Francisco.


Entenda o motivo da cassação


O suplente de vereador Edson Capiau (PL), entrou com uma de Investigação Judicial Eleitoral (Aije), após às eleições municipais de 2020, alegando que o partido Republicanos não cumpriu a cota de mulheres. O fundamento principal foi fraude à chamada cota de gênero, prevista na Lei das Eleições (artigo 10, parágrafo 3º da Lei nº 9.504/97). A regra determina que cada partido ou coligação deve preencher o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo.


O veredito final será dado pelo TSE!


 

Postar um comentário

0 Comentários