Matemática da Corrupção: Fantástico mostra Afonso Cunha neste domingo (23)


Neste domingo, 23, o Fantástico, da Rede Globo, irá exibir uma reportagem especial sobre a fraudes de dados no Sistema Único de Saúde (SUS) no Maranhão. O município de Afonso Cunha, que é administrado pelo prefeito Arquimedes Bacelar (PDT), será um dos principais alvo da reportagem produzida pela Globo.


A reportagem tem como base uma investigação do Ministério Público Federal (MPF) após a divulgação de uma Nota Técnica do Ministério da Saúde, onde constatou possíveis distorções na produção ambulatorial dos procedimentos relacionados à reabilitação do Pós-Covid-19 financiados pelo Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC) relativo à 33 municípios maranhenses, no período de 2020 a 2022, dentre os quais, consta Afonso Cunha.


O município de Afonso Cunha, que tem uma população de 6.700 habitantes, inseriu informações falsas nos sistemas do SUS nos anos de 2020 e 2021. Informando, que teria realizado 30 mil ultrassonografias de próstata nesse período, o que corresponderia 4 vezes a mais do que a população do município, atualmente com 6.700 habitantes.


Para o MPF, a razão da fraude ocorre pela fragilidade do Ministério da Saúde no controle da efetiva produção ambulatorial informada pelos municípios, principalmente, quando é apresentado no sistema do SUS dados com crescimento abrupto bastante elevado, sem falar na ausência de uma concreta análise da prestação de contas pelos municípios dos recursos enviados pelas emendas parlamentares. 


A gestão do prefeito Arquimedes Bacelar está mergulhada em escândalos envolvendo corrupção. Afonso Cunha enfrenta atualmente dificuldades em todos os setores da prefeitura, não funcionando praticamente nada no município. 


A reportagem do Fantástico será mais um balde de água fria no prefeito Arquimedes Bacelar. 



Postar um comentário

0 Comentários