Deputado Rafael lidera corrida pela prefeitura de Timon, aponta pesquisa do Instituto DataMax

Faltando 16 meses para as eleições municipais do próximo ano, a pesquisa do Instituto DataMax traz à luz o cenário da disputa pela prefeitura de Timon.


O Deputado Rafael (PSB) venceria em todos os cenários medidos pela pesquisa.


No confronto direto com a atual prefeita, Rafael possui 44,4% das intenções de voto, contra 33,3% de Dinair Veloso, uma vantagem, portanto, de 11,1 pontos sobre a principal adversária.

O levantamento mostra o Deputado Rafael liderando também na intenção de voto espontânea e, também, em diversos cenários estimulados.


– Com sete pré-candidatos

A pesquisa DataMax também avalia a intenção de votos em diversos cenários, variando os nomes nas simulações. Mesmo quando são colocados cinco outros candidatos de oposição, ainda assim Rafael lidera a intenção de voto dos timonenses.


Nessa simulação, com sete nomes especulados em relação às eleições de 2023, seis são da oposição e apenas um da situação, a prefeita. Mesmo com a fragmentação do campo de oposição frente ao grupo à frente da prefeitura, o Deputado Rafael é mais uma vez o que recebe maior intenção de voto.


Conforme os dados do DataMax, Rafael é o primeiro (22,6%); a prefeita fica em segundo (20,1%), seguida de Schnneyder (14,7), Henrique Júnior (13,2) e Socorro Waquim (12.8). Leandro Bello é citado por 3,0% e Jaconias, por 2,4%. Dos entrevistados, 6,7% não souberam ou não quiseram apontar um candidato, e 4,2% optam por anular ou votar em branco.


– Rejeição 

O parlamentar possui uma das menores rejeições, dado que se mostra especialmente relevante por ser um político no terceiro mandato legislativo.


O nome com maior rejeição é o da prefeita Dinair Veloso, mesmo tendo cumprido pouco mais da metade do seu mandato: 17,2% não votariam nela de jeito nenhum atual gestora.


A segunda posição no quesito rejeição está Socorro Waquim (15, 9%), seguida de Schnneyder (9,5%). A rejeição a Rafael é de apenas 8,2%.


A rejeição de outros nomes estimulados (Leando Bello, Henrique Júnior e Jaconias) soma mais de 18,5%. Um total de 3,2% dos eleitores diz rejeitar todos os potenciais candidatos à prefeitura e outros 21,4% afirmam não rejeitar nenhum nome, conforme os resultados do DataMax.


– Dados 


A pesquisa foi realizada na semana nos dias 17 e 18 de maio. A ficha técnica revela que foram ouvidos 600 eleitores, distribuídos nas zonas urbana e rural. Cabe lembrar, a empresa DataMax tem um histórico de acerto nas pesquisas eleitorais, em sondagens no Maranhão e no Piauí.


Do Domingos Costa 

 

Postar um comentário

0 Comentários