O anúncio foi feito pelo presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda, que reforçou o compromisso da federação com a construção de um projeto político sólido e representativo para o estado.
A cerimônia, que reuniu lideranças políticas de diversas regiões do Maranhão, também serviu como palco para a confirmação de dois nomes de peso na corrida pelas duas vagas ao Senado: o ministro André Fufuca e o deputado federal Pedro Lucas Fernandes. Ambos terão o apoio da União Progressista, agora consolidada como uma das forças mais influentes da política maranhense.
O ministro André Fufuca fez um discurso marcante e, pela primeira vez publicamente, confirmou que aceita disputar uma vaga no Senado. Em suas palavras, deixou claro que sua candidatura não será imposta, mas construída com base no diálogo e no apoio das lideranças municipais.
"Eu não posso fugir da convocação que o Maranhão me faz. Eu não posso fugir ao convite que a liderança dos quatro cantos do estado faz a mim. E se for da vontade de Deus e dessa federação, eu aceito sim ser candidato a senador do Estado do Maranhão. Falo isso pela primeira vez porque não quero que o meu projeto seja de cima pra baixo. Quero que ele seja de vocês, da base. Um projeto municipalista. Eu não serei candidato à imposição de ninguém. Serei o candidato do povo do Estado do Maranhão, se assim vocês quiserem", declarou Fufuca, sendo aplaudido por todos os presentes.
A presença e o apoio declarado do presidente do União Brasil mostram que Fufuca vai para a disputa com força total, amparado por uma federação que hoje representa o maior agrupamento político do país, com capilaridade em todos os municípios maranhenses.
Aliado de primeira hora do ministro e atual secretário de Esportes em Timon, Ramon Júnior, reforçou apoio a Fufuca: "O ministro Fufuca é um nome forte, com trabalho reconhecido em todo o Maranhão. Como aliado e presidente do PP em Timon, reafirmo nosso total apoio à sua pré-candidatura ao Senado. Ele representa o municipalismo de verdade, com compromisso com as bases. Com Orleans no governo e Fufuca no Senado, o Maranhão só tem a ganhar."
O apoio ao nome de Orleans Brandão também sinaliza um alinhamento com o atual governador Carlos Brandão, que busca manter a estabilidade e continuidade administrativa no estado, promovendo uma ampla aliança entre MDB, União Brasil, Progressistas e outras siglas que integram a base governista.