Após uma década de ausência, a tradicional Vaquejada da Fazenda 89 está de volta ao calendário cultural de Timon. O evento, que movimenta a economia local e resgata uma das maiores tradições nordestinas, contou com o empenho de apoiadores importantes como o empresário Mário Neto, dono de parque de vaquejada, o vereador Marcos Moura e o apoio institucional do deputado federal Rubens Jr.
Em entrevista ao Blog Lucas Moura, Mário Neto e Marcos Moura destacaram a relevância do retorno da vaquejada para toda a região. “Essa Vaquejada não é só de Timon, é de toda a região. Depois de dez anos, ela volta com força total e com uma nova estrutura, bem organizada, resgatando a cultura que estava adormecida”, afirmou o vereador.
O evento, realizado pela tradicional família Sá, recebeu também o apoio do prefeito Rafael, que atendeu prontamente ao pedido do vereador Kaká do Frigo Sá para colaborar com a retomada da festa. “O prefeito entendeu a importância cultural e econômica da vaquejada e ajudou com entusiasmo”, ressaltou Marcos Moura.
Mesmo sem estar presente fisicamente, o deputado Rubens Jr foi lembrado com gratidão por todos os envolvidos. “O deputado Rubens Júnior vem ajudando Timon de várias formas, e uma delas foi aqui, apoiando esse evento. Ele sabe o quanto essa cultura é forte em nossa cidade e região. Parabéns a ele por essa força”, pontuou Mário Neto.
Além de valorizar a cultura sertaneja, a vaquejada também movimenta o comércio, gera emprego temporário e fortalece o turismo rural. A expectativa é de que, com essa retomada, o evento entre novamente na rota dos grandes festejos do Maranhão.
E o calendário já tem novo encontro marcado: no próximo dia 1º de outubro, será realizada mais uma grande vaquejada no município de Matões, evento organizado pelo empresário Mário Neto.