O prefeito de Timon, Rafael Brito, se prepara para um dos maiores desafios políticos de sua carreira, e também para entrar na história. Em 2026, Rafael pretende realizar o que pouquíssimos conseguiram ao longo das últimas décadas na política do Maranhão: eleger, simultaneamente, dois nomes de seu grupo político para mandatos na Câmara Federal e Assembleia Legislativa. Gisele Bezerra e Socorro Waquim.
Duas candidaturas oficiais que representam um teste de força e articulação para um líder que, mesmo com pouco tempo de mandato, já almeja o sucesso de seu grupo nas eleições de 2026. Caso obtenha sucesso nas urnas, Rafael se igualará a um seleto grupo de líderes políticos maranhenses que conseguiram eleger simultaneamente representantes para os dois parlamentos.
Um dos exemplos é o ex-prefeito de Caxias, Fábio Gentil, que, durante o segundo mandato, conseguiu eleger a filha, Amanda Gentil, como deputada federal, e a esposa, Daniella, como deputada estadual reeleita, nas eleições de 2022. Em 2024, Fábio ainda levou o sobrinho, Gentil Neto, à vitória para a prefeitura de Caxias.
A missão de Rafael, contudo, é ainda mais desafiadora. Diferente de Fábio, que contava com seis anos de mandato à época do pleito, Rafael chegará às eleições de 2026 com menos de 2 anos de gestão. Um tempo mais curto, no entanto, não parece intimidar o prefeito de Timon, que acumula mais de uma década de atuação parlamentar na Assembleia Legislativa e tem conduzido uma administração de forte apelo popular em Timon.
Se conseguir eleger Gisele Bezerra e Socorro Waquim, o prefeito demonstrará um poder de articulação raro na política maranhense. A missão é ousada. Mas para um líder com visão, habilidade e coragem, nada parece impossível...