Em mais um episódio de desrespeito à liberdade de imprensa, o vereador Daniel Barros voltou a protagonizar uma cena lamentável. Durante uma abordagem de rotina, um repórter que buscava informações sobre o suposto desvio de dinheiro público para pagar o caseiro do sítio do parlamentar foi alvo de agressões verbais.
Em tom agressivo, Daniel Barros chamou o profissional de imprensa de “ladrão”, numa clara tentativa de intimidação. O ato gerou forte reação entre jornalistas e setores da sociedade que veem, nessa postura, uma ameaça direta à democracia e ao direito da população à informação.
Este não é um caso isolado. Muitos ainda recordam o episódio em que o vereador, em Caxias, arremessou água nas costas de um repórter do programa CQC, em mais uma demonstração de desrespeito à atividade jornalística.
A imprensa tem papel fundamental na fiscalização do poder público e na garantia de que a sociedade esteja informada sobre os assuntos que impactam o dia a dia da cidade. Agredir jornalistas significa tentar silenciar a verdade, colocando em risco não apenas a liberdade de expressão, mas também a transparência e a justiça social.
É essencial que autoridades compreendam o valor do trabalho da imprensa e respeitem sua atuação. Sem liberdade de informação, a democracia se enfraquece. Mais do que nunca, é hora de defender os jornalistas, proteger a liberdade de expressão e garantir que os fatos sejam sempre revelados.
É! Mas eu nunca vi a polícia federal, na casa dele.
ResponderExcluir