A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), realizou na manhã desta sexta-feira (14) uma ação especial na Policlínica em alusão ao Novembro Azul, campanha dedicada à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de próstata e de outras doenças que acometem a população masculina.
Durante a atividade, foram ofertados exames de sangue e repassadas orientações sobre a importância do cuidado preventivo. A diretora da Policlínica, Thalissa Abrantes, ressaltou que ainda há grande resistência entre os homens quando o assunto é saúde. “De acordo com a OMS, o câncer de próstata é o segundo que mais mata. Os homens têm muito tabu em relação ao atendimento médico, muito preconceito. E nós sempre buscamos incentivar, mostrar a importância de consultar, fazer exames de rotina, prevenir o câncer e evitar complicações graves”, afirmou.
Thalissa também destacou que, além da ação específica da campanha, as Unidades Básicas de Saúde continuam realizando atendimentos regulares voltados ao público masculino. “Durante a ação, foi realizado o exame de sangue. Mas nas UBSs esses exames são realizados todos os dias.”
O aposentado Francisco Rocha Oliveira, morador do Parque Piauí, falou sobre a relevância do Novembro Azul e sua experiência com o cuidado preventivo. “É uma prevenção para que o homem não tenha preconceito de fazer o exame da próstata. O primeiro exame que fiz foi aos 47 anos, hoje tenho 67. É muito importante se cuidar. A próstata é a segunda causa de mortalidade depois do câncer de mama e o homem tem que se prevenir. A gente tem que agradecer a Deus por ter essa oportunidade de fazer os exames”, relatou.
A gestão municipal segue intensificando as ações do Novembro Azul ao longo do mês. A SEMS reforça que o acompanhamento regular é fundamental para evitar complicações, garantir diagnóstico precoce e ampliar as chances de um tratamento eficaz.




